biamandyamorasaude.blogspot.com
Em termos muito gerais, a ICE é a falha do músculo cardiaco esquerdo que compromete o funcionamento sistémico do organismo.
A insuficiência ventricular esquerda é causada por:
- Sobrecarga no volume - válvulas insuficientes; estados de débito elevado, relacionado com anemia
- Sobrecarga na pressão - hipertensão sistémica; obrstução do fluxo (estenose aórtica)
- Perda muscular (miócitos) - infarto do miocardio
- Perda da contractilidade - venenos, infecções
- Enchimento restrito - Estenose mitral, amiloidose, pericardite
Consequências:
- Hemodinâmicas:
Débito diminuido (disfunção sistólica): menor batimento do coração e menor débito cardíaco. Os mecanismos compensatórios são o aumento da pré-carga, contração dos sarcómeros e maior pressão diastólica; aumento das catecolaminas, e maior frequência cardíaca; o músculo cardíaco hipertrofia e o volume ventricular aumenta.
Enchimento diminuído (disfunção diastólica): maior pressão diastólica final no ventrículo esquerdo devido à diminuição do relaxamento, redução do recuo elástico e aumento da rigidez. Ex.: hipertensão, isquémia.
- Neurohormonais:
Maior actividade simpática: mais NE, mais contractilidade, aumento da frequência cardíaca, o que ajuda a manter o débito cardíaco. Resultado negativo vem da elevação da pré e da pós-carga.
Aumento do sistema Renina Angiotensina: menor pressão sanguínea renal leva à libertação da angiotensina II. Dá-se a contração das arteríolas aferentes para manter a filtração glomerular, apesar do débito cardíaco diminuído. Aumenta a aldosterona (reabsorção de Na+ e excreção de K+ nos rins).
Mais vasopressina pela hipófise: vasoconstritor que também promove a reabsorção de H2O pelos túbulos renais.
Aumento citocinas: endotelina é responsável pela hipertensão nas artérias pulmonares.
Tratamento:
- IECA - Inibidores da enzima de conversão da Angiotensina
- Beta-bloqueante - Anti-hipertensor; antagoniza os receptores beta da noradrenalina. Evitam a hipertrofia compensatória do V.E., causada pelo aumento de catecolaminas.
- Menos sal - Menos líquido, menos pressão arterial
- Diurético - Mais fluxo urinário, mais perda de Na+ provoca redução do líquido extracelular, o que leva a menos edemas e à redução da pressão dos vasos sanguíneos.
Sem comentários:
Enviar um comentário