As Dermatoses Infecciosas
Impetigo: Dermatose infecciosa aguda, purulenta, vesicular e depois purulenta, devida ao S. aureus e ao S. b-hemolitico Grupo A ou a ambos. As lesões são muito localizadas (na face e boca, mãos, e membros) e o material purulento muito contagioso.
Infecções Fúngicas Superficiais, Candidíase Mucocutânea (Moniliase): Infecção superficial da epiderme que ocorre em locais (mucosas e pele) especialmente húmidos, sobretudo frente a factores profissionais (floristas, donas de casa, cabeleireiras..), imunológicos e metabólicos (diabetes) de predisposição. Muito patogénica e grande oportunista. Existem vários tipos clínicos, incluindo: a Candidiase Mucoral, muito frequente nas crianças,
revelando-se por placas esbranquiçadas que podem coalescer, muito dolorosas; a Candidiase das Fraldas, com eritema edema e lesões maculares e papulares; a Candidiase Interdigital e Intertriginosa, com lesões erosivas eritematosas e bem demarcadas; a Candidiase cutanea crónica, frequentemente com alopecia areata e vitiligo, entre outros.
Infecções Fúngicas Superficiais, Tinhas ou Dermatofitoses: Infecções superficiais promovidas por fungos que
afectam apenas o tecido queratinizado não-viável (ec, unhas e pêlo). Os principais tipos – Microsporum, Tricophyton e Epidermophyton) são identificados ao MO por coloração com KOH (10 a 30%) Nas crianças ocorrem com mais frequência no couro cabeludo (Microsporum e Tricophyton) e no adulto jovem nas áreas interdigitais. Os negros parecem ter menor incidência deste tipo de infecções. A transmissão é feita de pessoa a pessoa, mas também dos animais (cães e gatos) e do solo.
Pediculoses: A Pediculosis capitis (Pediculus humanus var. capityis ou “piolho”) é uma infestação do couro cabeludo e cabeça, onde se aloja, alimenta e deposita os seus ovos desenvolve-se como uma dermatose bacteriana do tipo impetigo, manifestando-se por intenso prurido com lugar a escamas e a eventual infecção com linfadenopatia cervical. Mais frequente nos caucasianos que nos negros transmissão fácil, por contacto. A Pediculose (Phthiriasis) Púbica é provocada por um piolho especial - Phthirus pubis, comum nas regiões de
maior densidade pilosa, incluindo o tronco, as sobrancelhas e as axilas o prurido é, mais uma vez, o sintoma mais presente, podendo dar lugar a escoriações e a infecções secundárias a transmissão é fácil, por contacto.
Verrugas, (Infecção a HPV – human papilloma virus): Hiperplasia epitelial benigna, manifestada por pápulas e placas causadas pelo vírus do grupo papova HPV são mais frequentes nas raparigas e raros após os 20anos cerca de 2/3 são vulgares e 1/3 plantares; em qualquer caso são contagiosas, e podem desaparecer espontaneamente.
Herpes: provocado pelo v. Herpes Simplex tipo I transmitido por contacto directo do fluido vesicular ou pela saliva.
Manifesta-se precocemente por sensações locais intensas (picada, calor) e por eritema vesiculante, confluente, em 24-48h reconhecem-se diversos factores de predisposição incluindo factores intrínsecos (baixa da imunidades, stress) e extrínsecos (frio, calor, sol…
Zona: a Zona ou Herpes Zoster é uma infecção ,localizada (dermatoma) causada por um virus VZV varicelazoster), caracterizando-se por dôr unilateral e erupção bulhosa (vesiculas herpetiformes que facilmente
coalescem) limitada ao dermatoma inervado pelo correspondente gânglio sensorial. Aparece sobretudo nos adultos acima dos 50 anos As áreas interessadas são, a região lombo-sagrada, o tórax e também a nuca e face
Sem comentários:
Enviar um comentário