Páginas

Pancreatite Aguda



A pancreatite aguda é definida como inflamação e auto-digestão destrutiva do pâncreas e dos tecidos pancreáticos.

Causas da pancreatite aguda:

- Ingestão de álcool. O álcool ou o seu metabolito produz efeito tóxico directo nas células do pâncreas, resultando na activação de tripsina intracelular pelas enzimas lisossómicas, que pode causar inflamação do esfíncter de Oddi, o que leva à retenção de enzimas hidrolíticas no ducto e nos ilhéus pancreáticos.
- Traumatismo. Menor perfusão sanguínea leva a degeneração celular e a libertação de enzimas pancreáticas.
- Infecções. Virais, bacteriana, parasitárias.
- Metabólicas: Hipercalcémia (precipitação no ducto pancreático, obstrução ductal; estimula a activação do tripsogénio) e Hiperlipidémia (ácidos gordos libertados pela acção de lipase pancreática causam inflamação e destruição da glândula).
- Hereditárias
- Venenos, toxinas, fármacos
- Vasculares (vasculites, embolias, hipoperfusão)
- Mecânicas (pâncreas bífido)
- Idiopática

Fisiopatologia:
- Lesão das células acinares do pâncreas levam a lipase e a necrose gordurosa. Activação da tripsina leva a activação da calicreína (cinina: edema, inflamação), da quimiotripsina (denema e lesão vascular), da elastase (lesão vascular e hemorragia) e da fosfolipase A (necrose de coagulação).

conversasobremedicina.blogspot.com


Manifestações clínicas:

- Dor. Estiramento da cápsula pancreática pela distensão dos ductos e pelo edema do parênquima.
- Náuseas, vómitos. Dor abdominal, irritaçã peritonial e distúrbios electrolíticos (menos K+) podem causar o íleo pancreático com distensão abdominal acentuada. Motilidade gástrica inibida, esfíncter gastroesofágico relaxado, vómitos.
- Febre. Inflamação, pirogénios endógenos.
- Choque. Hipovolémia e hipotensão libertam cininas na circulação e vasodilatação.
- Hiperamilasémia e hiperlipidémia. Diferença entre a taxa de libertação e de eliminação dessa enzima no sangue. É causada por aumento da taxa de libertação ou redução da depuração metabóica da amilase presente na circulação. Mais amilase leva à colestase e à dificuldade em metabolizar no fígado.
- Coagulopatia. A libertação de factores tecidulares durante a proteólise activa a cascata de coagulação. Aumenta a concentração dos factores de coagulação, hipercoagulabilidade e, como consequência, trombose.
- Complicações pulmonares. Derrames pleurais, edema pulmonar e insuficiência respiratória.
- Icterícia. Hiperbilirrubinémia - a vesícula biliar, situada sobre o pâncreas inflamado, pode causar obstrução transitória do ducto biliar comum.
- Hipocalcémia. Lipólise de gordura peripancreática, retroperitonial e mesentânica liberta ácidos gordos livres que se combinam com o Ca2+. Aumenta o cálcio, tétano, espasmos.
- Acidose metabólica. Resultado da hipotensão e choque. Diminuição da insulina e aumento dos cetoácidos.
- Hiperpotassémia e hipopotassémia. Tecidos inflamados libertam grandes quantidades de K+ na circulação.
- Hiperglicémia - Menor secreção de insulina pelos ilhéus pancreáticos, agravada pelo aumento de catecolaminas glicocorticóides libertadas na circulação pelas supra-renais.
- Ascite. Quando ocorre uma comunicação directa entre um pseudocisto pancreático e a cavidade peritonial.

7 comentários:

  1. Porque a barriga fica tão crescida?
    meu marido esta com pancreatite aguda sente muita dor abdominal nas costas e agora foi diagnosticado um pequeno derrame nas "preuras" gostaria de uma opnião. quanto tempo o paciente fica enternado o que os familiares podem fazer?

    ResponderEliminar
  2. Olá Camila!
    Aqui vão as respostas às suas questões:
    1 - A barriga aumenta de volume visto que uma das manifestações clínicas é a ascite pancrática. Isto é, forma-se uma comunicação directa com a cavidade abdominal.Tendo em vista a sua origem, o excesso de líquido (que faz aumentar o volume da "barriga") é semelhante ao suco pancreático. Se a ascite pancreática não for tratada/controlada, pode causar derrames pleurais, aumento rápido da pressão intra-abdominal, causando isquémia e disfunção de outros órgãos.
    2 - O que aconteceu para haver o derrame pleural? Há comunicação entre a cavidade abdominal e a cavidade torácica, logo é esperado que os líquidos existentes na cavidade abdominal migrem para o tórax.
    3 - O que os médicos podem fazer? Punção do líquido, dreno. Poré,, o derrame pleural não é a doença (é uma consequência) logo, quando a pancreatite for tratada/atenuada, é provável que a ascite e o derrame pleural fiquem estáveis.
    4 - Quanto ao internamento, não posso dizer nada, visto que não estou no local, não estou a par de nenhuma situação. Mas de certeza que o seu médico pode ajudá-la nessa questão.

    Qualquer dúvida, pergunte, Camila.

    A Equipa Médica

    ResponderEliminar
  3. GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O MEU EXAME DE AMILASE QUE DEU 442U/L, DEVIDO A PEDRA NA VESICULA QUE EU TENHO. HAVERIA CONDIÇÕES DE ME ESCLARECER SOBRE ESTE ASSUNTO. JÁ TIVE VARIAS CRISES, SENDO QUE NÃO ME OPERAM PELO FATO DAS MINHAS PEDRAS SEREM PEQUENAS.
    OBRIGADA,

    ResponderEliminar
  4. Resposta a Anónimo:

    Olá!

    Em primeiro lugar, a amilase deverá estar abaixo dos 80/90 UI/L. A senhora tem a amilase na urina elevada, o que indica que também estará elevada no sangue. A amilase é uma enzima que é segregada pelo pâncreas e que estará alta em condições de inflamação do pâncreas (pancreatite), obstrução do ducto pancreático ou carcinoma. O facto de ter "pedra" na vesícula poderá ter provocado inflamação, ou uma pedra poderá ter sido deslocada para o canal colédoco (canal onde se juntam o canal pancreático, o canal cístico, vem da vesícula, e o ducto hepático, vem do fígado). A amilase alta é compreensível, mas inconsistente para saber qual a patologia em particular. São sempre necessários exames médicos complementares. Insistimos que fale com o seu médico acerca das análises.

    A Equipa Médica

    ResponderEliminar
  5. minha irma foi diagnosticada com pancretite aguda o nivel de enzimas delas esta em 27000 ddepois abaixou para 1400 e agora esta em 200, elas inada corre serio risco de vida. elas comecou a ter dormencias na ragiao abdominal e ter febre o que nao havia tido desde que descobrimos a doenças

    ResponderEliminar
  6. Meu tio morreu semana passada com essa doença. Os rins dele pararam e ele ficou todo inchado, Não só na barriga, mas todo o corpo, inclusive o rosto. Porque isso?

    ResponderEliminar
  7. Olá bom dia o tio está com pancreatite aguda e hepático , está muito inchado, a barriga está enorme!
    O que devemos fazer para ajudar?
    Esta internado
    Pq ele não pode comer?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...