Páginas

Doenças de Pele nos primeiros anos de vida e infância



Atopia (dematite ou eczema) é uma doença cutânea recorrente, mais comum nos primeiros tempos de vida e infância; associada a níveis elevados de IgE e a história familiar, rinite alérgica e/ou asma. Não existe diagnóstico diferencial claro ou teste objectivo, pelo que o diagnóstico baseia-se na constelação de dados clínicos mais usuais.

Manifestações clínicas: Prurido, Expressão facial extensa (mais jovens), Liquenificação (adultos), Dermatite recorrente, História familiar, Xerose, Infecções cutâneas, Dermatite inespecífica nas mão e pés, Ictiose, Pitiriase alba, Dermografismo, IgE sérica elevada, Eritema facial, Decurso influenciado pelas emoções.

Dermatite Atópica Infantil ou Eczema Constitucional do Lactente é uma dermatite aguda, ou sub-aguda, envolvendo uma inflamação prurítica da epiderme e derme , com história familiar de atopia frequente. Na infância a base imunológica é incerta, parecendo relacionar-se com factores ambientais. O prurido é o sinal / sintoma mais frequente e as lesões parecem ser a sua consequência. Manifesta-se na face, sobretudo, tronco, pulsos, face lateral da perna, com vesículas, eritema, escamas e fissuras; por xerose ligada ao bloqueio da D6-
desnaturase que intervém no metabolismo dos AGPI das mc do ec; com colonização frequente (S. aureus).



Eczema Atópico Infantil manifesta-se pelos 3 meses de idade. O eczema seborreico começa pelos 6 meses. A distribuição é distinta, uma vez que o eczema atópico favorece as áreas de flexão e, o eczema seborreico encontra-se nas axilas e área ocupada pela fralda. Ambos afectam a face.



Dermatite Seborreica do Lactente ou Crostas de Leite é uma dermatite crónica com paraqueratose focal e
inflamação não específica da derme, aparecendo tipicamente nas primeiras semanas após o nascimento.
Apresenta escamas branco-amareladas no couro cabeludo. O prurido não é constante. A hiper-seborreia é um factor de predisposição e o quadro é agravado pelo inverno e pela perspiração. Não está provada a associação a organismos etiológicos, embora a infecção piogénica seja frequente.



Dermatite (Eritema) das Fraldas é provocado pelo contacto prolongado com a urina muito alcalina e/ou fezes muito ácidas (oor déficite de lactase pelo que os açucares dão lugar a ácidos irritantes para a pele); o quadro é amplificado por episódios de diarreia, estados febris e outras condições próprias deste período de vida.
Manifesta-se por eritema acentuado da pele nas faces convexas peri-genitais; inclui pápulas inflamatórias, de aspecto plissado sujeitas a erosão fácil. Não é pruriginoso mas é muito doloroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...