Páginas

Psoríase

Psoríase é uma doença auto-imune que só se apresenta na forma crónica, e de imprivisível evolução e regressão. É de carácter hereditário, mas não obrigatório, isto é, é provável um indivíduo ter psoríase se a família for predisposta, mas as probabilidades não aumentam em caso de filho/pai, por exemplo. É caracterizada por placas de pele avermelhadas maioritariamente na zona dos joelhos, cotovelos, na zona lombar e no couro cabeludo.

A sua etiologia é desconhecida, sabe-se somente que há um aumento de lintócitos T, devido à inflamação dos queratócitos e posterior multiplicação dos mesmos. Ao aumentar exageradamente as células da pele, o nosso sistema imunitário responde como sendo uma invasão de um corpo estranho. Assim, observa-se o aumento dos linfócitos T e activação dos factores inflamatórios que aumentam a percentagem de multiplicação dos queratócitos. E isto funciona como um ciclo.

Um doente com psoríase tem maiores probabilidades de vir a contrair artrites (que também é uma doença auto-imune). Relativamente a percentagens, a psoríase ocorre igualmente em mulheres e em homens e também tem uma distribuição homogénea intra e inter-racial.

Existem vários tipos de psoríase: psoríase em placas ou psoríase vulgar (pele vermelha com relevo e coberta com escama prateada); psoríase gutata (de aparecimento súbito e frequente em crianças); psoríase inversa (localização confinada a axilas e virilha); psoríase eritrodérmica (forma muito grave e que cobre toda a superfície cutânea); psoríase com pústulas (aparecimento de bolhas amareladas sobre fundo vermelho).

Tratamento


Não existe um tratamento efectivo para a psoríase, existem pequenos tratamentos para aliviar os sinais:
- Fototerapia – Fontes UV (nunca em excesso) sensibilizam a pele. Usado com precaução pois uma das razões para a evolução da psoríase pode ser o sol.
- Medicamentação – Retinóicos normalizam a proliferação dos queratócitos. Análogos da vitamina D controlam o ciclo de renovação celular. Ciclosporina interfere com mecanismos inflamatórios e imunitários. Emolientes e queratolíticos com uso regular para controlo da descamação.
- Limpeza da pele por peixes
- Psicoterapia, acupuntura
- Cloreto de magnésio



Cuidados a ter:
A exposição solar, o stress, o tabaco, o álcool, alguns antimaláricos e alguns antiinflamatórios e analgésicos devem ser evitados, pois são factores que agravam a evolução da psoríase. Porém é impossível prevenir completamente a doença.

Já existem várias moléculas em pesquisa (e algumas no último nível de investigação) para o tratamento da psoríase. Também alguns estudos estão em curso para a designação dos genes responsáveis para o aparecimento da doença, no humano.

4 comentários:

  1. consultando várias fontes,li que a luz solar é util no tratamento, ja nesse artigo fala-se que devemos evitar.
    Assim fica difícil, o que fazer? A contradição gera insegurança, é horrivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo diz que sol( raio UV) em EXCESSO é prejudicial e não fala q se deve evitar, já que ele menciona o raio UV( sol) como tratamento.

      Eliminar
  2. Bom eu tenho Psoríase, e quando a pedirias ainda estava nos estágios iniciais, eu tomava um pouco de sol 2:00 no maximo, Sol da tarde e o da 6 a 8 da manhã. Porém quando a minha psoriase estava em um estágio avançado o sol piorava deixava mais avermelhada, e ardia muito a pele.

    ResponderEliminar
  3. Tenho Psoríase gutata desde 1987, fiquei louco para me livrar dela, até que um dermatologista foi sincero comigo: Não tem cura.
    Orientou-me a conviver com ela e como agir para não ficar com a pele tão irritada!
    Ficar ansioso, nervoso e impaciente só piora o estado dela.
    Não ficar exposto ao sol ou a chuva, poeira, umidade não é bom, agrava mais!
    Evitar bebidas alcóolicas é necessário.
    Jisohde - Unaí-MG - 161215

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...