Páginas

Doenças de Pele: adolescência e adulto. Acne, Dermatite Seborreica, Eczema e Psoríase


Acne e Seborreia

Acne – disfunção correspondendo a uma inflamação crónica das unidades pilosebáceas em algumas áreas
(face, tronco) manifestando-se por comedões, pápulas nódulos, quistos ou papulo-pústulas, podendo cicatrizar. Mais grave e frequente nos adolescentes masculinos.

Seborreia – desregulação da glândula sebácea com aumento da sua capacidade de secreção, sem necessariamente provocar acne.


Os factores complicantes deste estado são:
- seborreia
- hiperqueratinização do infra-infundibulum
- colonização do canal folicular (P. acnes; Coryn. acnes; Brev. acnes; Malass. Furfur, Staph. albus)



Fisiopatologia da Acne
A. Factores Hormonais: DHT-dihidrotestosterona; SEB - seborreia; OBT- obstrução do conducto secretor; COM - comedão (folículo encerrado)

B. Factores Microbianos: P.acnes-proliferação acelerada de Prop.acnes; Pq-peptidos quimiotácteis; Fc - factores
citotaxigenos; Ci-citoquinas inflamatórias; Pr-proteases 

C. Factores de Lesão: LPM-leucócitos polimorfonucle-ares; RLrotura de lisossomas; Anti P.acnesanticorpos;
RF-rotura do foliculo; LAlesão acneica (inflamação)


Os comedões resultam de complexas interacções hormonais (androgéneos) e bacterianos na unidade pilosebácea.
• Daqui resulta a hiperqueratinização de todo o processo pilosebáceo e a sua obstrução; o lumen folicular assim
alargado contém queratina e “debris” lipídicos (“cabeça branca”)
• Quando o foliculo apresenta uma porta de entrada na superfície, a massa sólida protude formando o “ponto
negro” devido à oxidação da tirosina a melanina pela tirosinase contida no orifício folicular.
• As paredes foliculares assim distendidas podem colapsar e o seu conteúdo atingir a derme provocando uma reacção do tipo “corpo estranho” (pápula, pústula, nódulo).
• A ruptura e inflamação intensa conduzem à formação de cicatrizes



Dermatite Seborreica


Dermatose crónica muito comum no adulto, com maior incidência no sexo masculino, afectando áreas de maior actividade da glândula sebácea (face e couro cabeludo, tronco e dorso) Prurido variável, aumenta com a transpiração e piora no inverno. As manifestações cutâneas mais frequentes envolvem maculas, pápulas e placas vermelhoamareladas, sêcas e descamantes. O Pityrosporum ovale pode estar envolvido na patogénese (não existe prova clara deste facto). A dieta rica em gordura e o consumo de álcool parecem ser importantes factores de predisposição.

Eczema


Constitui a dermatose mais frequente, podendo ser classificada de acordo com o agente causal ou a localização; formas mais frequentes o Eczema de Contacto e o Eczema Atópico do adulto. Caracterizada por prurido, eritema e edema, e vesículas. Hiperqueratose descamativa pode estar presente. A dermatite de contacto alérgica é um exemplo clássico de reacção de hipersensibilidade de tipo IV ((celular, retardada ou tipo – tuberculínico) causada por linfócitos T sensibilizados após contacto comm o Ag via células de Langherans.
Especial atenção deve ser colocada na identificação do agente causal, no caso do eczema de contacto,  tendendo à localização e tipo de lesões, e às queixas do paciente. Cuidados semelhantes aos adoptados para a
criança; as soluções anti-sépticas e a manutenção de uma higiene adequada são essenciais para prevenir as sobre-infecções.

Psoríase


Dermatose crónica, recorrente, de carácter hereditário que afecta cerca de 2% da população mundial,  manifestando-se sobre várias formas clínicas. Tipicamente manifesta-se pela presença de placas eritemato-escamosas bem delimitadas e localizadas (zonas de extensão, couro cabeludo, dorso e unhas). Manifesta-se sobretudo antes dos 20 anos em especial nas raças caucasiana e negra. O processo inflamatório envolve a epiderme e a derme; a principal alteração encontra-se noa. Cinética dos querastinócitos cujo ciclo passa de
311H para 36H à 35.000 células / dia. A artrite psoriática é um tipo muito específico de doença, muito incapacitante.

4 comentários:

  1. meu filho tinha rosto quase igual ao da primeira foto, digamos que metade disso.. acne, espinhas.. a auto-hemoterapia resolveu, foi como se tirasse com as maos!!

    fernando.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando!
    Em portugal a auto-hemoterapia é ilegal, apesar de antes de regulamentada, ser uma terapia com bons resultados e estudada. Envolve questões éticas e sanitárias. Digamos que, em primeiro lugar os dermatologias adoptam por agentes antibacterianos cutâneos e por vezes a agentes secantes das glândulas.
    Se se resolveu, esse problema, muito bem, ainda bem que resultou, pois é uma terapia que tem muitos efeitos secundários.

    Obrigado
    Equipa Médica

    ResponderEliminar
  3. É, esse assunto é um tanto questionavel, delicado.. antes de fazermos o uso dessa terapia(eu, esposa e filhos)fizemos uma busca sobre o assunto na internet(google)em portugues e em ingles e o resultado foi praticamente todo positivo e o lado negativo da terapia fica só no campo da suposição, pode acontecer isso, pode aquilo.. e assim como a equipe medica respondeu, pode ter "efeitos secundarios", mas, relato de problemas, anomalia, efeitos colaterais.. não achei nenhum. O ponto negativo da terapia(para esposa e um dos filhos) foi o medo da agulha de 7 em 7 dias..

    Eu entendo que no planeta onde vivem 7 bilhoes de pessoas e muitos interesses comerciais, geração de empregos.. uma terapia com custo baixissimo não é interessante pra ninguem, talvez seja um dos poucos tratamentos testados, utilizados e bem sucedidos na area veterinaria e não repassado aos humanos.

    Ficarei agradecido se enviar ou publicar os tais efeitos secundarios, sou uma pessoa que acredita na ciencia e seus estudos e só passei a utilizar essa terapia após indicação do Dr. Luiz Moura, medico.

    abraços,

    fernando.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...