Páginas

Hordéolo, Treçolho, Terçol

O que é?
Hordéolo ou treçolho é o mesmo nome dado ao pequeno abcesso no folículo de uma pestana ou nas glândulas sebáceas da pálpebra. O abcesso é resultado de uma inflamação bacteriana (por Staphylococcus aureus) aguda que gera uma quantidade elevada de pus. O hordéolo pode ser também devido a uma blefarite, isto é, a uma infecção na pálpebra que é consequência de dermatite seborreica.
Normalmente fica vermelho, inchado e pode levar a sensibilidade à luz e a lacrimejamento.



Causas:
- Blaferite
- Maquilhagem sem utilização de produtos de limpeza adequados (como por exemplo água micelar ou sabões não irritantes para os olhos)
- Poeira
- Má nutrição
- Stress
- Má higiene no uso de lentes de contacto

Como evitar?
Manter a higiene matinal ao lavar a cara com sabão e/ou água micelar e água e prestar maior atenção a pessoas que coloquem maquilhagem e que utilizem lentes de contacto.


Como tratar?
A maioria dos hordéolos desaparece sem aparente tratamento ou ataque. Porém parece haver várias acções que atenuam o treçolho e/ou fazem com que ele desapareça mais rapidamente:
- Aplicação de compressas mornas pode acelerar a drenagem;
- Pomadas com antibiótico (normalmente eritromicina);
- Em casos extremos, e raros, alguns médicos optam pela drenagem por agulha.

Existem alguns tratamentos caseiros, não cientificamente testados, que consistem na aplicação de compressas que chá de camomila durante 10 min.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...