Páginas

Secura Ocular, Síndrome do Olho Seco, Xeroftalmia, Síndrome de Sjögren, Queratoconjuntivite

Quando existe secura ocular, existe deficiência na quantidade ou qualidade da lágrima, que pode levar à rápida evaporação da mesma.



As lágrimas constantes são essenciais visto que promovem a lubrificação da córnea, facilia a visão e evita infecções oculares; também serverm para limpeza do epitélio da córnea (manutenção da transparência). As lágrimas reflexas são produzidas por algum factor extrínseco à fisiologia comum do olho, isto é, as lágrimas reflexas são produzidas por um estímulo (emoção).

Existem três camadas no olho: a camada mais externa (lipídica), a camada intermédia (aquosa) e a camada interior (mucina). É na camada mais externa que existe a evaporação da lágrima, o que causa a maioria dos sintomas da secura ocular. A camada aquosa é a camada onde se apoia as lentes de contacto (e que são outra razão para a secura ocular).

O olho seco poderá ser um problema crónico quando a idade aumenta (e principalmente em mulheres em período pós-menopausa) e quando existem doenças como artrite reumatóide, lúpus eritematoso, diabetes, doenças renais crónicas e doenças da tiróide crónicas.

Em relação ao olho seco, quando não crónico, pode ter como causas a toma de medicamentos (contraceptvos, anti-depressivos, ansiolíticos, anti-histamínicos, diuréticos e outros) o uso de lentes de contacto, o estado de pós cirurgia ocular e condições ambientais (ar condicionado, fontes de calor, poluição).



Quando um indivíduo tem secura ocular normalmente queixa-se de sensação de areia nos olhos, lacrimejar, olhos vermelhos e inchados, fotosensibilidade.

Tratamento:
- Colocação de lágrimas artificiais em colírio (mais usual). Se usar lentes de contacto terá que retirar as lentes e só voltar a colocar 10 minutos depois da toma do colírio.
- Redução do tamanho da fenda palpebral (redução da evaporação) (para doença mais severa)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...