Páginas

Asma (DPO)

blogdonetocareca.blogspot.com



A asma é uma doença inflamatória pulmonar obstrutiva de etiologias várias, caracterizado pela obstrução das vias aéreas devido a uma resposta aumentada de estímulos. Esta doença é independente da idade, porém estudos indicam que cerca de metade dos casos aparece em crianças e também tem uma forte componente genética. 

Existem dois tipos de asma:

- Asma atópica (extrínseca) - Caracterizada por uma etiologia relacionada com a exposição a agentes externos como pólens, poeiras, medicamentos. Inicia-se na infância.

- Asma não atópica (intrínseca) - Reacção a factores internos. Ocorre maioritariamente por infecção da via respiratória, mas também pode ocorrer em resposta à fadiga, a variações de temperatura, etc.

Em relação à etiologia da asma:

- Mediadores fisiológicos e farmacológicos de contração do músculo liso normal (histaminas, metacolina)
- Agentes fisico-químicos (ar frio, exercício físico), AINE, AAS.
- Alergenos (penicilina, poeiras, enzimas)

Patogenia da asma:

Na asma activam-se as células inflamatórias (mastócios e eosinófilos). Os mediadores inflamatóiros (leucotrienos, histamina, PGE) induzem a contração do músculo liso, a hipersecreção de muco, a vasodilatação com vasamento endotelial e a formação de edema. Ocorrem danos nas células epiteliais: desnudação da via respiratória, maior exposição dos nervos sensoriais aferentes e hipersensibilidade do músculo liso. É o neuropéptido P (pró-inflamatório) que induz a contração do músculo liso e libertação de mediadores pelos mastócitos. Um facto importante é que quando há clivagem do VIP (péptido vasoactivo intestinal) irá haver broncoconstrição, visto que o VIP é um neurotransmissor de neurónios não-adrenérgicos e não-colinérgicos e funciona como um broncodilatador.

Acontecimentos - Broncoespasmo, inflamação, remodelação dos tecidos, resposta imune. 



Manifestações clínicas:

- Tosse (pois há hipersecreção de muco e estreitamento das vias respiratórias)
- Sibilos (devido à diminuição do calibre das vias respiratórias: fluxo de ar turbulento)
- Pulso paradoxal (durante a inspiração a pressão arterial sistólica é menor que 10 mmHg; hiperinsuflação leva ao comprometimento do enchimento ventricular esquerdo, o septo é movido para a esquerda, há menor débito ventricular esquerdo e a pressão arterial desce)
- Hipersensibilidade brônquica
- Taquipneia, taquicardia
- Dispneia e constrição torácica (aumento do espaço muscular necessário para suportar a resistência na via respiratória)
- Hipoxémia (razao V/Q desce)
- Hipercápnia e acidose respiratória
- VEF, VEF/CVF baixos
- DlCO alta
- CPT, CFR, VR podem estar altos

Testes:

É importante que se façam testes laboratoriais de IgE total e IgE específica para monitorização da imunoterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...