Um transplante é a transferência de células, tecidou ou órgãoes de um dador para o receptor, com o objectivo de restabelecer a função do organismo do receptor.
Para o transplante ocorrer com sucesso, é necessário que haja compatibilidade de tecidos. Isto é, o sistema imunitário do receptor tem que estar preparado para aceitar algo que não pertence ao corpo. Para isto é preciso que o excerto doado tenha a maior afinidade para o receptor.
Antigénios A, B e Rh: estão presentes à superfície das células e alertam o organismo da existência de células estranhas. O tipo de sangue é essencial para o sucesso do transplante: só se pode transplantar tecidos provenientes de pessoas com tipos de sangue compatíveis (a mesma regra para as transfusões sanguíneas).
Antigénios leucocitários humanos HLA: Quanto maior a compatibilidade dos HLA entre dois organismos, mais probabilidade de sucesso no transplante. O HLA é usualmente idêntico em gémeos verdadeiros; e pessoas de famílias diferentes, os HLA são geralmente diferentes, daí a dificuldade em obter um dador compatível.
Visitem estatísticas de transplantes:
Sem comentários:
Enviar um comentário