A doença intestinal inflamatória não - infecciosa é diferenciada das infecciosas por exclusão pois é caracterizada por episódios recorrentes de diarreia com muco e leucócitos.
Etiologia
Existem duas formas de doença intestinal inflamatória: Doença de Crohn (é transmural e de natureza granulomatosa) e Colite Ulcerativa (superficial e se limita à mucosa do cólon).
Patologia e Patogenia
Microorganismos, factores dietéticos, factores genéticos e respostas imunes deficientes contribuem para a doença de Crohn, que se manifesta por uma inflamação descontrolada. A colite ulcerativa pode originar-se por infecções, alergias e componentes dietéticos, respostas imunes a bactérias e factores psicossociais.
A característica comum das doenças intestinais inflamatórias consiste em ulceração da mucosa e inflamação do tracto GI.
Manifestações Clínicas
A. Doença de Crohn
Pode ocorrer em qualquer região do tracto GI, de modo descontínuo. Caracteriza-se por ulceração e inflamação afectando toda a espessura da parede intestinal. As complicações da doença consistem em perfuração, formação de fístulas, formação de abcessos e obstrução do intestino delgado.
Os pacientes manifestam sintomas fora do tracto GI: distúrbios inflamatórios da pele, dos olhos e da mucosa; distúrbios renais (absorção de oxalato associado à esteatorreia); doença tromboembólica e amiloidose (doença em que a amilóide, uma proteína rara que normalmente não está presente no corpo, se acumula em vários tecidos). Podem ainda apresentar diarreia crónica com períodos de remissão, perda de peso, anorexia, sangramento rectal e má absorção de ferro e vitamina B12.
B. Colite Ulcerativa
Restringe-se à mucosa do cólon e do recto. A obstrução, a perfuração e a formação de fístulas não constituem complicações pois a colite afecta somente a mucosa. Possui maior risco de desenvolvimento de carcinoma. É caracterizada por crises agudas e graves, sendo mais frequente em adultos jovens.
Manifesta-se por fezes com muco e sangue (anemia grave) diarreia e apresenta fístulas e peritonite.
Sem comentários:
Enviar um comentário