Definição
Hemorróida é o termo para o tecido edemaciando (dilatados) que contém vasos sanguíneos e que se localiza no ânus e no recto. Esta doença é mais usual nos homens e mulheres com idades entre 45 e 65 anos.
As hemorróidas são classificadas quanto ao seu grau, para optimização do tratamento:
Sintomatologia
Depois de evacuação, as hemorróidas tendem a sangrar. Normalmente são dolorosas quando infectadas ou não.
Causas
- Aumento da tensão ao evacuar por obstipação.
Diagnóstico
- Anamnése em consultório.
Tratamento
Por escleroterapia, ou seja, por colapso do tecido edemaciado, que por sua vez colapsa as veias. Quando não há resposta à escleroterapia, faz-se uma laqueação com faixas elásticas. Com esta laqueação, a hemorróida atrofia e solta-se. A laqueação realiza-se numa hemorróida de cada vez, o que torna este método pouco viável se o doente sofrer com várias hemorróidas. Por isso, os novos métodos de destruição de hemorróidas contempla o laser, os raios infravermelhos (fotocoagulação por i.v.) ou a electrocoagulação (utilização de correntes eléctricas).
Em casa é aconselhável uma dieta sem alimentos obstipantes nem diuréticos, a não utilização de papel higiénico rugoso, a realização de banhos de assento com água morna e a utilização de pomadas analgésicas. Nos casos de maior dor, poder-se-á utilizar analgésicos por via oral.
Sem comentários:
Enviar um comentário