Páginas

Mau Hálito - Halitose

Halitose é uma patologia associada à consequência: odor desagradável que provém da cavidade bucal. É para além da patologia em si, condutora de comportamentos (até pessoas que não têm halitose, pensam o contrário). 




A maior percentagem de causa da halitose está associada à fraca higiene que se adquire ao não lavar os dentes (correctamente), ao não passar com o fio dental, ao não lavar a a língua. Estas causas estão agravadas nas pessoas que têm aparelhos ortodônticos, onde a higiene é menos facilitada, nas pessoas que dormem com a boca aberta (pois seca a boca e se não há saliva, não há oxigénio para eliminar as bactérias; as bactérias proliferam mais em ambientes livres de saliva), pessoas que não bebam muita água, fumadores...

A proliferação bacteriana é visível quando a língua se encontra com saburra. A saburra é uma massa esbranquiçada compostas por células mortas à superfície da língua com bactérias e restos alimentares. Esta é a maior causa da halitose e é evitável, como já referido, com a higiene adequada.






As massas tumorais, as faringites são também causas, a primeira mais rara, para a halitose. 

Como evitar a halitose?

- Consultas dentárias em dia
- Higiene bucal
- Tratamento do nariz obstruido, para evitar respirar pela boca, à noite
- Beber água
- Mascar pastilha sem açúcar, que para além de disfarçar o hálito, aumenta a produção de saliva
- Evitar jejum muito prolongado
- Evitar fumar




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...