Páginas

Dermocosmética


Os produtos de aplicação cutânea, tópica, podem adquirir diferentes designações dependendo das suas propriedades físico-químicas e consequentemente as propriedades terapêuticas.
Assim, cito algumas formas farmacêuticas existentes no mercado e que utilizamos, quer em tratamento médico, quer em cosmetologia.

ESFOLIANTE

Esfoliar a pele é muito importante e faz parte da rotina de várias pessoas. A esfoliação tem como objectivo eliminar as imperfeições, remover as células epiteliais mortas e a desobstrução das glândulas sebáceas. Com um esfoliante, para além de o aspecto geral da pele melhorar, fica mais saudável, prevenimos o aparecimento de borbulhas. O tratamento da acne não costuma ter como "arma" um esfoliante; este só se utilizará depois de atenuados os efeitos da proliferação de P.acnes, a bactéria.

O esfoliante, para ser abrasivo o suficiente, tem substâncias granulares, do mesmo ou de vários tamanhos, incorporados num creme ou num gel.

A esfoliação não deverá ser feita todos os dias! Pretendemos uma actividade abrasiva substancial e não exagerada. Dependendo do efeito esfoliante do creme ou do gel, a utilização deverá ser regrada.






SÉRUM

Os séruns são concentrados de substâncias activas. Ao aplicar topicamente, as substâncias activas penetram rapidamente na pele e prepara-a para a aplicação de outro creme, de seguida. O objectivo difere do do creme: o sérum prepara o espaço para a acção do creme; o sérum não se "preocupa" com o tratamento de fenómenos à superfície da pele, ao contrário dos cremes.

Nunca se costumam aplicar sozinhos.

Os séruns não são usados para o tratamento da acne. Poder-se-á utilizar o sérum para a reconstrução da pele, ao regenerar os tecidos danificados.

Já se encontram no mercados variadíssimos séruns para a eliminação ou atenuação de rugas, manchas e flacidez. Os preços dos séruns são sensivelmente mais elevados que os cremes, provavelmente devido à concentração elevada de substância/s activa/s. Porém não nos podemos esquecer que sempre que a beleza se entrelaça com a saúde, neste caso da pele, algumas marcas aproveitam-se disso e os preços disparam.




GEL MOUSSANT

O Gel Moussant é um gel que prepara a pele para a aplicação de creme. Deixa a pele mais saudável, limpa. É usado em substituição do esfoliante, no tratamento da acne. O gel é aplicado como se de um sabão se tratasse: aplica-se em movimentos uniformes e circulares até a fricção fazer espuma. Depois lavar com água tépida, secar com cuidado e aplicar o creme de tratamento. 

As gamas de cosmética que contém cremes costumam ter geles moussants para a aplicação de um seguir com a aplicação do outro, que contém a mesma substância activa.




ÁGUA MICELAR

Utilizada em substituição do gel moussant e também como desmaquilhante. Aplicado com algodão sobre a pele seca.


(os exemplos de imagem são representativos e referem-se à gama Sébium da Bioderma)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...