Páginas

Visão geral da Doença Tiroidiana


II – Visão geral da Doença Tiroidiana

            O clínico habitualmente encontra doentes com um dos 5 tipos de disfunção tiroideana: (1) hipertiroidismo (tireotoxicose), causado por um excesso de hormona; (2) hipotiroidismo (mixedema), causado por uma deficiência de hormona; (3) bócio, um crescimento difuso da glândula causado pela elevação prolongada de TSH; (4) nódulo tiroidiano, um aumento localizado de uma parte da glândula, causado por uma neoplasia benigna ou maligna; (5) testes anormais da função tiroidiana.
            Alguns testes laboratoriais são úteis na avaliação dos doentes suspeitos de ter uma disfunção tiroidiana. O primeiro é a medição do TSH. O TSH está abaixo do normal no hipertiroidismo. O segundo é a medição da tiroxina (T4) não ligada a proteínas. Os níveis de T3 também podem ser medidos mas, como têm uma meia-vida curta, estes ensaios tornam-se difíceis.
            Vários tipos de auto-anticorpos são detectados em doentes com disfunção da tiróide, incluindo: (1) anticorpo da peroxidase tiroidiana (Ac POT); (2) anticorpo da tireoglobulina (Ac Tg); (3) anticorpo do receptor de TSH, tanto estimulante como bloqueante.

Meios auxiliares de diagnóstico utilizados na avaliação das patologias tiroideias:
- Citologia (para exame histológico);
- Cintigrafia (teste de captação de iodo radioactivo 123I, RAIU);
- Ecografia;
- Doseamentos séricos de:

o    TSH (teste do TRH)
o    T3 e T4 totais; T3 e T4 livres
o    SHBG
o    Anticorpos anti-microssomais, anti-tiroglobulina
o    Trabs (anticorpos estimulantes da tiróide)
o    Tireoglobulina
o    T3r

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...